Disputa no Aliexpress: como abrir, por que e quais as consequências?

 

Disputa no Aliexpress: como abrir, por que e quais as consequências?


Você já teve problemas com compras feitas no site AliExpress? Abriu ou está pensando em abrir uma disputa no Aliexpress, mas não sabe o que acontece quando você faz isso? Nós te explicamos tudo o que você precisa saber.

Abrir uma disputa é um recurso que pode ser utilizado quando você tem problemas com alguma compra realizada no site. Nesse artigo, iremos mostrar como abrir uma disputa e analisar os prós e contras dessa função.

Por que abrir uma disputa no AliExpress?

A disputa é parte do processo de pedido de reembolso, caso você tenha tido problemas com a compra.

O AliExpress é um site no modelo Marketplace e abriga uma grande quantidade de vendedores que podem ser pessoas físicas, pequenas ou grandes empresas. Esses vendedores negociam seus produtos com intermédio da plataforma. 

A disputa é uma solução para os compradores que têm problemas com o produto ou com o vendedor e utiliza essa alternativa para se proteger e evitar prejuízos. Se o AliExpress der ganho de causa na disputa, o dinheiro da compra é reembolsado.

Você pode abrir uma disputa porque o seu produto não foi entregue, porque ele tem características diferentes do que foi anunciado, por apresentar danos ou não funcionar, porque a quantidade é diferente da que foi adquirida ou porque a caixa chegou vazia.

Quando abrir uma disputa


Existem alguns casos em que é aconselhável abrir uma disputa no AliExpress. São eles:

  1. produto não foi entregue;
  2. O produto veio em cor, tamanho, design, material ou modelo diferente do anunciado;
  3. O produto está danificado ou não funciona (para o caso de eletrônicos);
  4. A quantidade de produtos difere da adquirida (quando mais de um);
  5. A caixa do produto chegou vazia, ou com itens que nada têm a ver com a compra.

Como abrir uma disputa do AliExpress?

Antes de fazer a abertura da disputa, é recomendado entrar em contato com o vendedor, pois em muitos casos, isso já é suficiente para solucionar o problema. Para isso, é só entrar nos detalhes do pedido e clicar em Contato Vendedor. Lembre-se que as conversas são sempre em inglês.

Toda compra feita no site tem um prazo de proteção ao consumidor. A abertura de disputa só pode ser feita dentro desse prazo, por isso atente-se a ele. Caso esteja acabando, solicite mais prazo. Essa informação encontra-se no status do seu pedido.

Para abrir uma disputa, basta seguir esses passos:

  • Acesse o site aliexpress.com e faça login na sua conta;
  • Aponte o cursor do seu mouse para a opção ”Minha Conta” e clique sobre “Meus pedidos”;
  • Localize o pedido que apresentou problemas e para o qual você registrará a abertura de uma disputa;
  • Clique no botão “Abrir disputa” ou “Open dispute”;
  • Será aberto um questionário que deverá ser preenchido com as informações sobre o problema do pedido;
  • O site vai perguntar se você deseja devolver a mercadoria. Em casos, onde o produto veio com problemas, clique em “Não”, pois você terá que pagar as taxas de envio que, muitas vezes, excedem o valor da compra;
  • O campo de descrição por extenso deve ser preenchido em inglês. Nele podem ser inseridas fotos e até vídeos. Isso é importante para esclarecer o problema;
  • Ao terminar o preenchimento do formulário, clique em “Enviar”.

Após isso, o vendedor terá um prazo de 5 dias para responder a disputa e negociar diretamente com você uma solução. Caso ele não se manifeste, o site fará o encerramento da disputa por conta própria, decidindo se você tem ou não direito ao reembolso.

Em caso positivo, fará o estorno do valor da compra na fatura do seu cartão de crédito ou na conta EBANX, se a compra tiver sido paga pela opção de boleto. Você receberá e-mails do AliExpress informando sobre a forma de recuperação do dinheiro.

Quais as consequências da abertura de disputa no AliExpress?

A abertura de uma disputa ajuda a resolver problemas com compras feitas no site e ter o dinheiro de volta. Mas, isso também pode implicar na diminuição do seu nível de comprador no site.

Por isso, o mais indicado é sempre tentar uma conversa com o vendedor para solucionar o problema é só abrir a disputa em casos em que ele realmente não concordar ou simplesmente não responder.

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